quarta-feira, 30 de abril de 2008

Superação



O música acima é Ghost Rider do grupo canadense Rush, mas, apesar do nome não há relação com as histórias do motoqueiro fantasma da Marvel Comics (que no original inglês chama-se viajante fantasma, Ghost Rider, e não motoqueiro fantasma). A música retrata um período específico da vida do baterista Neil Peart.
Peart é para mim um exemplo de superação, de vencedor das adversidades. Neil Peart é o baterista do Rush, um dos mais famosos grupos de rock do planeta e também é considerado um dos maiores bateristas de todos os tempos na história da música. Pode-se dizer que Peart tinha quase tudo que um ser humano sonha: fama e reconhecimento pelo que faz, uma família normal, dinheiro...
Mas, como diria Walter Benjamin, o ser humano é voltado para a tragédia. Em 1997 Peart perde sua única filha, Selena, num acidente automobilístico, não obstante a dor causada por esta perda, menos de um ano após a morte da filha, morre também sua esposa Jacqueline Taylor vítima de câncer.
Após estes acontecimentos, Peart mergulha numa profunda depressão, já era de se esperar, perder algo que se considera o mais importante de sua vida num espaço de menos de um ano é um golpe por demais duro. Depois destes acontecimentos Peart dá um tempo em sua carreira musical e passa a viajar sem rumo em cima de uma moto, tal qual a história do Ghost Rider, após andar mais de 10 mil km o próprio Neil afirma ter tido um "Satori" e a partir daquele momento passou a entender o verdadeiro significado da vida e depois desse Satori tentou voltar a sua vida normal.
Contei aqui a história do Neil Peart pelo fato de a considerar um exemplo de superação, de dar a volta por cima de todas as adversidades, de reencontrar a alegria num momento no qual não parecia mais ter sentido viver.
A verdadeira superação é esta, é não precisar provar nada para ninguém, o que importa é provar a si mesmo de sua capacidade de enfrentar adversidades e depois da vitória perceber que se é outra pessoa, mais forte e melhor.

Um comentário:

Unknown disse...

e qual a receita para conseguir um satori?