quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Buena Vista Social Club


Desde 1998 o Buena Vista Social Club me intriga, tanto que sou se fã incondicional e confesso, sem nenhum arrependimento.
O documentário dirigido por Wim Wenders (Paris, Texas) é genial, mostra o cotidiano do projeto musical capitaneado por Ry Cooder.
A idéia foi simples, sem intenções comerciais, mas acabou sendo um grande sucesso. Ry Cooder teve a idéia em 1996 de gravar um disco com alguns dos maiores nomes da música cubana do século XX: Compay Segundo, Ibrahim Ferrer, Ruben Gonzales, Elíades Ochoa, Omara Portuondo.
O projeto, por si só teria sido ótimo mesmo se tivesse dado prejuízo, pois, resgatou do ostracismo grandes artistas de uma Cuba que fervilhava de cultura antes de 1959. Por exemplo, Ferrer, antes ds gravações, trabalhava como engraxate nas ruas de Havana.
Mas, felizmente, o projeto conseguiu alçar os participantes à qualidade de mega astros da constelação musical mundial, mostrando que na Ilha da América Central não existe apenas Fidel e opressão.
Esta semana venho me deliciando com o álbum Live at Carnegie Hall o qual comprei há poucos dias.
Só tenho uma palavra para definir o álbum: SOBERBO! Com uma apresentaçao histórica na maior casa de concertos musicais dos EUA, foi uma mostra de como a arte pode sobjulgar a política e como pode a música cubana - não sem muito trabalho - pôde fazer com que muitas pessoas esquecessem o embargo americano ao país 'comunista'.
O álbum é fantástico, lindas músicas executadas por lindas vozes, não tenho como descrever a beleza de músicas como 20 años cantada por Omara Portuondo, dos gardenias cantada por Ibrahim Ferrer ou Y tu, que as hecho? Cantada pelo meu predileto, Compay Segundo.
deixo a recomendação, vale conferir este álbum - que para mim foi um dos melhores projetos musicais dos anos '90 - belíssimo que mostra como a beleza da arte pode fazer que esqueçamos uma vida toda de sofrimento.

Nenhum comentário: